quinta-feira, 22 de março de 2007


O que é aquecimento global


Aquecimento global trata-se do fenômeno pelo qual a atmosfera aumenta a capacidade de reter o calor natural da Terra, além do nível considerado normal. Isso vem acontecendo por causa de um progressivo aumento na concentração dos gases nos últimos 100 anos.
Uma expressão muito usada atualmente é “mudanças climáticas”. Mas qual a relação com o aquecimento global?
O fato de a atmosfera reter mais e mais o calor leva a crer que a temperatura média do planeta vai aumentar. Só isso seria suficiente para afetar plantações e florestas. Tende a haver também um degelo acelerado, tanto em picos mais elevados quanto nas próprias imediações do Ártico e da Antártida. O gelo derretido deve fazer com que o nível dos oceanos se eleve, encobrindo ilhas e invadindo continentes. As conseqüências são sérias para a vida na Terra no futuro próximo.
Por que há mais emissões?
O aumento destas emissões ocorre devido à ação antrópica, através de indústrias e veículos.
“Entre os gases do efeito estufa que estão aumentando de concentração, o dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso são os mais importantes”.
O CO2 é o que tem maior contribuição para o aquecimento porque representa 55% do total das emissões mundiais de gases do efeito estufa. O tempo de sua permanência na atmosfera é, no mínimo, de 100 anos, com impactos no clima ao longo de séculos.
A quantidade de metano emitida é bem menor, mas seu potencial de aquecimento é 20 vezes superior ao do CO2.
No caso do óxido nitroso e dos clorofluorocarbonos, suas concentrações são ainda menores, mas o poder estufa é, respectivamente, de 310 e 6.200-7.100 vezes maior do que o do CO2.
Fonte: www.estadao.com.br/ext/educacao/oquee/06.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente